Identificação de cores, padronagens e modelagens
Para descobrir o que realmente fica bem em você não existe fórmula mágica, e o seu melhor consultor é o espelho. Observe seu corpo de todos os ângulos e analise suas proporções. No mundo da moda não basta só querer, é preciso ter bom senso na hora de escolher o look e ver de que forma você pode usar aquela peça ou estampa. O jogo de cores, padronagens e modelos pode fazer toda a diferença, é preciso aprender a disfarçar as imperfeições e valorizar os pontos positivos.
Para as pessoas muito baixas, altas ou fora do peso, é importante ter cuidado com as padronagens. O uso excessivo de estampas ou contraste de cores pode prejudicar o sucesso do look. As roupas com estampa floral exagerada podem ser vilãs na hora de montar um traje. Assim como poás muito grandes.
Para as baixinhas e gordinhas é importante ficar longe de peças com listras largas verticais e horizontais, pois evidenciam as gordurinhas. No caso das magras e altas, elas podem ser uma boa opção, mas no caso apenas de listras largas horizontais.
De acordo com Pezzolo (2011, p.55) listras finais no sentido vertical são indicadas tanto para gordinhas, como para baixinhas, pois afinam o corpo e alongam a silhueta.
Cores http://afpri.me/baw/473
As cores são um importante artifício para valorizar a beleza e disfarçar imperfeições, porém é preciso saber identificar de que forma usá-las. As cores escuras e foscas são usadas para diminuir, já as claras e brilhantes, evidenciam. É preciso tomar cuidado na hora de misturar as cores, para não causar efeitos contrários. A pessoa que possui um tronco miúdo e um quadril volumoso não deve usar uma calça clara com uma blusa escura. O correto é usar cores escuras da cintura para baixo.
Quem possui busto volumoso deve fugir de estampas grandes, cores claras e objetos chamativos, inclusive decote v. Cores escuras ajudam a disfarçar.
Para as pessoas que estão fora do peso, evite cores claras. Os tons escuros sempre são a melhor opção.
De acordo com Pezzolo (2009, p.33):
Alguns estilistas se valem do poder comunicativo das cores para caracterizar suas coleções. O vermelho vibrante, por exemplo, tornou-se a marca de Valentino. A profusão de cores é constante na criação de Lacroix, no imaginativo Miyake e nas malhas de Missoni. Tons pastel, sóbrios e discretos, são típicos de Calvin Klein. Enquanto cores primárias marcam a moda de cunho popular. Já as cores secundárias e os tons intermediários, caminham pari passu com mestres como Giorgio Armani, por exemplo.

Paleta de cores
Fonte: http://www.7desenvolvimento.com/4-geradores-de-paleta-de-cor/
As cores interferem na imagem perante as pessoas, representando o que elas sentem, pensam ou acreditam. Elas podem tranquilizar, estimular, dar prazer ou mesmo deprimir. No mundo da moda busca-se uma harmonização das cores com a coloração pessoal.
Algumas cores podem fazer as pessoas ficarem amarelas e pálidas outras realçam a beleza natural da cor da pele ou dos olhos. Para saber as cores ideais para cada tipo de pessoa, o analista faz uma seleção das cores que a pessoa deve usar. A intensidade, o valor e o sub tom das cores precisam estar em sintonia.
A hemoglobina, a melanina e a carotina são os três pigmentos que definem a coloração de uma pessoa, que se identifica pelo tom de pele, cor dos cabelos e dos olhos.
As cores quentes são mais luminosas, e as cores frias menos. De acordo com Aguiar (2011, p.102) As cores claras passam a mensagem de uma pessoa romântica, gentil, e informal. As cores escuras transmitem autoridade e audácia. As cores intermediárias são cores clássicas e neutras – entre o masculino e o feminino.
As cores nos passam mensagens pela reação que causam nas pessoas. De acordo com a psicologia das cores, a cor vermelha é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, sensual, orgulho, violência, agressividade, arrogância e intolerante.
O azul é a cor do respeito, da confiança, da estabilidade. Transmite dignidade e civilidade. Representa uma personalidade honesta, conservadora e atenciosa. Por outro lado representa também a depressão, frieza, idealismo, obscenidade, medo, passividade, rigidez, hipocrisia, emocionalmente instável.
A cor rosa é alegre, divertida, significa beleza, a boa saúde, sensualidade e também romantismo. Tem conotação positiva e é a cor universal do amor. Possui uma personalidade gentil, afetuosa, feminina, romântica, apaixonada.
A cor laranja é quente como o amarelo e o vermelho. É uma cor audaciosa. Possui personalidade extrovertida e prática. É ideal para ser usada em festas.
A cor amarela é estimulante e simboliza o otimismo. Possui uma personalidade receptível, alegre, criativa e ocupada. Ideal para o uso na venda de produtos.
O verde significa a juventude, esperança, calma, amigável, harmonia, responsabilidade. Possui personalidade receptiva, equilibrada e deve ser usada para datas românticas.
O violeta significa prosperidade, nobreza, respeito, reflete personalidades que são criativas e inteligentes.
A cor preta está associada a ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia. A cor possui um valor de certa sofisticação e luxo. Possui personalidade dramática, chique, forte, elegante e feminina.
O branco refere-se à paz, a calma, a confiança, a limpeza, a expressividade. Traz a sensação de mudança. Personalidade calma, conservadora.
A cor marrom é informal e está relacionada à humildade. Cor neutra que não transmite muita atenção. Personalidade bem-sucedida, confiável e segura.
O cinza pode simbolizar o medo ou a depressão, mas também é a cor do refinamento, ligada à filosofia. Possui personalidade poderosa, autoritária e controladora. É ideal para ser usada em atividades criativas e reuniões de negócios.
Modelagens
As linhas verticais alongam e afinam o corpo. Para quem está acima do peso ou é baixinha, um modelo inteiro, sem corte na cintura, alonga a silhueta. As sobreposições podem disfarçar os quilos a mais.
Os jabôs, por serem verticais, alongam o decote e valorizam o colo. Babados muito grandes devem ser evitados.
Recortes verticais, especialmente em vestidos, casacos e paletós alongam a silhueta, dão um efeito emagrecedor.
O decote V alonga o pescoço e o tronco e favorece as mais cheinhas.
Para Pezzolo (2011, p.58) quem está acima do peso precisa evitar cintura marcada, decote canoa, pala horizontal, bainha arrematada por viés e também pregas, recortes, barrados e babados. Basta lembrar que todos viram linhas horizontais que visualmente contribuem para alargar a silhueta.
Para disfarçar a barriga saliente, pode-se utilizar uma saia com leve drapê lateral, na altura dos quadris ou pareô com amarração lateral.

Nenhum comentário:
Postar um comentário