A Moda e seu reflexo social
A moda é o reflexo de uma sociedade onde todos os acontecimentos refletem no comportamento das pessoas, seja na maneira de vestir, na maneira de falar, nos objetos desejados, ou mesmo na identificação de um grupo. Ela nasceu há muitos anos, visto a modificação de comportamento surgida por uma necessidade.
Segundo Lipovetsky (1989, p.10):
A moda tornou-se um problema esvaziado de paixões e de desafios teóricos, um pseudoproblema cujas respostas e razões são conhecidas previamente; o reino caprichoso da fantasia só conseguiu provocar a pobreza e a monotonia do conceito. A moda está muito mais democrática nos dias de hoje, principalmente em relação à roupa usada para trabalhar, porém ainda existem alguns empregos formais que são regidos por regras de etiqueta e protocolos, seguidos por empresas. A roupa de trabalho é sempre mais sisuda, ternos claros ou escuros fazem parte do dia-a-dia de muitas secretárias, jornalistas, executivas e demais profissionais formais. Vive-se num país de clima tropical, iniciando a produção da própria moda brasileira, buscando mais estilos, mais cores e liberdade de expressão diante do que o profissional quer representar.
Alguns fatores sociais, políticos e econômicos podem explicar a existência da moda e sua evolução diante da sociedade, mas não são o suficiente para falar dela como fenômeno. A Moda segue suas leis formais, interpretando o mundo vivido pelos homens de uma maneira própria.

Fonte: http://chicwomanchic.blogspot.com.br/2013/03/10-frases-sobre-moda-e-estilo.html
De acordo com Treptow (2005, p.26):
A moda surge no momento histórico em que o homem passa a valorizar-se pela diferenciação dos demais pela aparência, o que podemos traduzir em individualização. Todavia, essa diferenciação de uns, visa a uma identificação com outros, pois a moda se dá mediante ao estilo daqueles a quem se admira. Na era do consumo em massa podemos concluir que moda, são os valores materializados nos bens de consumo massificados, os quais, à medida que vão sendo consumidos, pautam as relações interpessoais, pela aparência num ciclo de obsolescência programada, privilegiando aquilo que é novo. Em resumo, a moda é um fenômeno social de caráter temporário que descreve a aceitação e a disseminação de um padrão Acesse http://afpri.me/baw/473
Nenhum comentário:
Postar um comentário